Isto é, ao fechar o programa, tudo se perdia. E ao iniciar nossos aplicativos, tudo começava do zero novamente. Mas na prática, poucos programas funcionam assim.
A gigantesca maioria dos programas que usamos armazenam (salvam) informações em algum lugar (HD, pendrive, banco de dados de um servidor etc) e consultam informações de algum local.
Essa interação entre um programa e um sistema é feita através de arquivos:
arquivos de texto, de imagem, de música, de vídeo, arquivos criptografados etc.
E é isto que iremos aprender nesta seção de nossa apostila de C. Vamos aprender a armazenar informações diretamente de nossos programas, bem como consultar dados armazenados em qualquer local de nosso disco rígido.
Tutorial de C: Arquivos (files)
01. Abrindo arquivos (fopen), modos de abertura (read r, write r, append a) e fechamento (EOF, fclose e fcloseall)
02. Escrevendo em arquivos: As funções fputc, fprintf e fputs
03. Como ler arquivos em C: As funções fgetc, fscanf e fgets
Um comentário:
Muito bom o conteúdo.
Postar um comentário