Programar em C é, constantemente, se preocupar com coisas que você não se preocuparia se programasse na grande maioria das outras linguagens.
Quem nunca programou em C, C++, Assembly ou outra linguagem com acesso a memória, nunca se preocupou, ou sequer sabia que isso era necessário.
Geralmente as linguagens de alto nível já vem com um gerenciamento automático de memória.
Obviamente, esse gerenciamento nunca será perfeito, pois a máquina não pode adivinhar o que sua aplicação e sua cabeça quer que ela faça exatamente.
Se quiser ter um total controle sobre o uso de sua memória (inclusive otimizando e deixando suas aplicações as mais eficientes possíveis), você deve dominar bem todos os conceitos da alocação dinâmica de memória.
Com esses conhecimentos, você terá um controle total do tamanho de suas aplicações, bem como da eficiência e do uso racional de memória e processamento, assuntos constantemente ignorados por programadores de outras linguagens, mas essencial para quem quer se tornar um programador C.
Tutorial de C: Alocação Dinâmica de Memória
00. Introdução: o que é alocar memória dinamicamente e para quê isso serve
01. A função malloc(): como alocar memória em C
02. A função free(): Como liberar memória em C e evitar vazamento (Memory Leak)
03. A função realloc(): Realocando memória e a função calloc()
01. A função malloc(): como alocar memória em C
02. A função free(): Como liberar memória em C e evitar vazamento (Memory Leak)
03. A função realloc(): Realocando memória e a função calloc()
Um comentário:
Algúem poderia me ajudar a resolver esse código?
1 - Criar um vetor estático que tenha em cada posição, a referência para uma variável que teve memória alocada dinamicamente.
2 - Criar um vetor estático que tenha em cada posição, a referência para outro vetor alocado dinamicamente. Em cada posição pode existir um vetor de tamanho diferente. Você deverá saber qual o tamanho do vetor armazenado naquela posição para poder percorrê-lo. Dica: Vetor de structs?!?!
Postar um comentário